Periodontia

Periodontia (peri: em volta de, Odonto: dente) é a especialidade odontológica que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. As alterações patológicas do periodonto são chamadas doenças periodontais, as mais freqüentes são as gengivites e periodontites e tratam-se de inflamações causadas por placa bacteriana (tártaro).

O tratamento consiste na remoção da causa da inflamação, o tártaro, atráves de raspagem da superfície radicular, com ou sem intervenção cirúrgica e posterior adequação do periodonto de modo a evitar novo acúmulo de tártaro e facilitar sua remoção.

A estética periodontal consiste em intervenções cirúrgicas e clínicas que visam a melhora e a harmonia do sorriso. Manchas escuras na gengivas, geralmente pigmentos de melanina podem se removidos com um “peeling” gengival. Raízes expostas que deixam os dentes alongados podem ser recobertos com procedimentos cirúrgicos.Nos casos de dentes encurtados, podemos fazer uma gengivoplastia aumentando assim o comprimento do dente, melhorando o conjunto estético do sorriso.